BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Santo de casa faz milagre, sim.


Nos reportando ao início de 2009 quando indicamos no nosso trabalho que utilizaríamos exemplos de produção dos alunos da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre na constituição do material de apoio para início das atividades registramos aqui o trabalho da Rádio Amigos do Som da EMEF Marcírio Goulart Loureirio.
O blog da Rádio Amigos do Som apresenta a realização da maior parte dos itens do projeto. Fotografia, locução nos programas “A Galera Pergunta” e “A Galera Informa”; outras locuções; redação com abrangência temática de interesse dos alunos e divulgação do trabalho de professores na escola. Começa a surgir o almejado Ecossistema Comunicativo Aberto, incluindo na sua origem, na escola, a associação epistêmica à Teoria da Educomunicação, devido à ligação forte com trabalho em ecologia na escola e da escola para a comunidade, reunindo princípios de solidariedade e de sustentabilidade, também importantes nas relações humanas, nas quais o Ecossistema Comunicativo Aberto tem sua construção visando melhor qualidade no convívio das pessoas.
Dentro das solicitações estratégicas para afirmação do projeto AlemRede e da idéia de rede, que embora possam ser prescritivas, apresenta a escola várias delas no blog: fotografias do local (“estúdio”), fotografia da escola, discrimina no blog da rádio a equipe (de arte) – valorizando o item de comunicação gráfica ou de imagem fixa; apresenta os radialistas adolescentes e os radialistas mirins; apresenta os locutores se identificando na equipe da rádio; exibe áudios e vídeos produzidos na linguagem de notícias e de outros formatos como poemas e outros registros, indicando nos créditos a autoria dos alunos.
Adicionando ainda o fato de envolvimento com profissionais da própria escola – “Santo de Casa” – através da oficina de impostação de voz por profissional da própria escola, como anúncio a outras que poderão acontecer. Neste item, aqui indicado na escola Marcírio, percebemos na nossa Rede Municipal de Educação da Secretaria de Educação a presença de profissionais que além da formação em licenciatura, da qual registram sua nomeação por concurso, também realizaram cursos de locutor ou graduação em fonoaudiologia, publicidade, jornalismo, entre outros, e em grande número Especialistas e Mestres em Educação. Com este envolvimento a Escola Marcírio valoriza o seu potencial interno para o desenvolvimento de um trabalho qualificado em Educomunicação. Confira em http://radioamigosdosom.blogspot.com .
Portanto apontamos duplamente a idéia do “milagre do santo de casa”. Utilizamos material das nossas escolas como orientação e sugestão para a realização do trabalho em Educomunicação e reforçamos a Rádio Amigos do Som valorizando seus “santos caseiros” na própria escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares