BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Lançamento de Educomunicação na EMEF Nª Sª do Carmo


Dentro de nossa estratégia de ação pedagógica, de partir de um produto que fique visível de imediato para alunos, professores e comunidade escolar, aproveitamos a organização de um evento que está para acontecer na referida escola e propomos o trabalho em Educomunicação, inicialmente para duas professoras com alunos em faixa etária entre 11 e 12 anos.

Em nosso primeiro encontro na escola, que ocorreu em 30 de agosto, apresentamos a proposta e as possibilidades de aplicações para a sala de aula. Na mesma manhã, fizemos uma breve demonstração destas possibilidades com a realização de uma gravação com  alunos das turmas B31 e B32, todos na sala de vídeo. Neste momento orientamos dois dos alunos a entrevistarem, em mini entrevista, seus colegas.

A partir desta apresentação, as professoras Lia e Vera trabalharam com seus alunos e hoje, dia 18 de outubro, retornamos à escola para gravar as produções encaminhadas em sala de aula neste intervalo.

Como a escola está tendo seu prédio reconstruído, e ainda não possui Internet, gravamos a produção. Simultaneamente à gravação, apresentamos a linguagem de áudio, vídeo e fotografia, focando à produção escolar, agora com mais elementos, e partindo do produzido em aula para este fim. Tivesse a escola com o equipamento disponível, teríamos feito anteriormente uma capacitação e a produção seria captada sem nossa presença e publicada no próprio espaço com equipamento digital da escola.

          A um só tempo, em ato real, abordamos linguagem e executamos a captação, neste processo do fazer em grupo, no qual todos são atores estreantes e atores impregnados de sua bagagem de vida. Fazer a peça  em comunicação, envolve na escola a participação de vários alunos, se para este fim for mediada.

          Em breve, neste blog, publicaremos as produções iniciantes, das turmas referidas, que foram várias entrevistas de alunos a seus colegas, a professoras e a uma funcionária. As fotografias e a captação de imagem em movimento foram de autoria dos alunos. A captação total durou uma hora. Assim utilizamos do recurso de velocidade de execução inicial que possibilita o início do trabalho como referimos no blog em “Conceito do Projeto”.

Iniciado o processo, nos aguarda a sequencia na qual discutiremos mais profundamente o que é a Educomunicação, como criar o planejamento envolvendo várias disciplinas, a essencialidade da produção coletiva, da dialogicidade e outros conceitos fundantes da Teoria. Há muito a explorar, há um universo infinito nestas relações entre pessoas, comunicação e educação, há bastante combustível já refinado, há uma grande trajetória pela frente na escola.

        Considerando que a Educomunicação muito contribui para a comunicação entre as pessoas, dentro da escola e mesmo nos meios tradicionais existentes na sociedade, e, avaliando a perspectiva pelo envolvimento das professoras e dos alunos, o infinito será pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares