BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Sugestão de navegação orientada


Aos amigos, seguidores e frequentadores do nosso blog criamos esta postagem para melhor conhecimento dos intressados. Posteriormente faremos sugestões de navegação mais temáticas. Você pode encontrá-las na barra de opções no item MENU.

Abaixo sugerimos postagens comentadas para se ter idéia das produções, uma vez que no blog temos cerca de muitas peças, sem contar as fotografias. Estas indicações visam orientar uma primeira navegação. A maioria dos vídeos e áudios são de 1 a 2 minutos. 


1. http://radioamigosdosom.blogspot.com/ - Rádio Amigos do Som, apresenta no blog de forma mais completa, os itens que pretendem ser vias estratégicas para a construção do projeto em seu potencial de rede a todas as escolas, entre muitos outros fatores, que apresentam as produções vivas da escola.

Visita de alunos de escolas municipais de Porto Alegre ao Laboratório de Áudio e à sala de aula do IPA, falando aos acadêmicos de Pedagogia e Jornalismo, mostrando seu trabalho, ouvindo e respondendo questões. E registrando neste espaço virtual entrevistas feitas no ato. Agradecimentos à Professora Elisângela Ribas representando muitas outras que tornaram possível esta ação educativa em ato pedagógico real no exercício da Educomunicação.
3. http://djtaldemaiscm.blogspot.com/2010_02_01_archive.html - Depoimento de alunos de 11 anos sobre o que aprenderam.

4. http://djtaldemaiscm.blogspot.com/2010/03/avaliacao-do-trabalho-realizado-em-2009.html - Alunos, a partir de 11 anos, explicam o trabalho, especialmente como se faz entrevista.

5. http://djtaldemaiscm.blogspot.com/2010/04/blog-post_8253.html - aluna de 9 anos preparando uma entrevista.

6. http://djtaldemaiscm.blogspot.com/2010/08/11-forum-internacional-de-softer-livre.html - Destaque: um aluno com cegueira total entrevistando uma doutoranda em Artes Visuais e Professora de Comunicação Visual, Arte e Circulação Publicitária e de Cinema na UFRGS, Ana Paula Penkala. Muito interessante o que a TV (grande e poderosa mídia) pode dizer aos cegos e não o faz. A escola pode fazê-lo.

7. http://djtaldemaisvi.blogspot.com/2010/11/cobertura-do-fll-na-fevale.html - Aluno de 13 anos na cobertura do FISRT LEAGUE LEGO - SMART MOVE na FEVALE em Novo Hamburgo. (FIRST é uma sigla que significa: "Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia". Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que cria programas inovadores para promover matemática, ciência e tecnologia para jovens.

8. http://souprofessordoseculo21.blogspot.com/2009/10/voz-do-parque-roda-no-parque-chico.html - destaque para exemplo de possibilidades com a comunidade.


10. http://radiomigrantes1.blogspot.com/2011/02/tverem-com-alunos-em-rede-na-abertura.html - escola que tentava desde 2007 e realmente iniciou em 2010. Realizou o maior número de postagens este ano. Também explicita a TV. Aluna de 14 anos entrevista secretária, prefeito e ministro.

11. http://radiomigrantes1.blogspot.com/2010/06/como-tudo-comecou.html - Alunas de 13 e 14 anos. Notável a leitura olhando para a câmera.

12. http://radiomigrantes1.blogspot.com/2010/06/teste-video.html - Notável a leitura olhando para a câmera.

- Daniela, 11 anos entrevista o Prof. Ivan, que participou da criação do softeware superlogo, Eslováquia.
- Marisol, 11 anos entrevista a Profª Marta da Ungria.
- Daniela, 11 anos entrevista o Prof. Peter da Holanda.
- há também boletins informativos nesta postagem.

14. http://simposiointernacional.blogspot.com/2009/11/prof-dr-meri-de-nova-deli-india-compara.html Carina, 13 anos entrevista Profª Drª Méri, de Nova Déli Índia.

16. http://souprofessordoseculo21.blogspot.com/2010/06/slogan-quem-houve-melhor-ve-comentado.html - Slogan: QUEM HOUVE, MELHOR VÊ! Comentado pelo David Soares Lopes, aluno cego que acabou dando origem ao slogan.

17.http://souprofessordoseculo21.blogspot.com/2010/06/curta-roda-digital-demais.html - Curta RODA RADIO DIGITALDEMAIS NA ESCOLA CHICO MENDES. Curta-metragem presente da colega Profª Gislaine Frota na Turma CP1, no ano de 2007. Mostra a escola, os alunos fazedores de rádio, a CP1 e seus projetos. Ação que continua na escola... É uma felicidade o trabalho da gente ganhar um curta-metragem.
18.http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/marcirio/projeto_radio_web1/index_radio2.htm - vídeos e áudios interessantes da rádio Amigos do Som.
19.http://roboviagem2010.blogspot.com/2010/12/blog-post_7340.html - Textos de alunos de 14 anos sobre a cobertura feita em Indaiatuba São Paulo no evento FIRST LEGO LEAGUE e entrevista de Bruna do RS e Bruna do RN.

20.http://alemrede.blogspot.com/2011/08/alunos-da-emef-villa-lobos-falam-de-seu.html - Alunos da EMEF VILLA LOBOS falam de seu trabalho na robótica e seus vários prêmios. Confira entrevista dos alunos da Robótica Educacional da EMEF VILLA LOBOS, que apresentam seu projeto de pesquisa investigando problemáticas de circulação e propondo várias soluções para os carroceiros mediante a proibição de sua circulação, incentivados pela participação no desafio do FLL SMART MOVIE. E a narração de seu protótipo de robô movido a energia solar.

21.http://alemredenoar.blogspot.com/ - Aqui você encontra a sequência de programas organizados pelo Projeto Alunos em Rede - Mídias Escolares documentando a produção de alunos de escolas com ou sem rádio (veículo). Também outras ações de apoio a produção em mídias envolvendo o projeto como um todo.

22.http://galeriaeventosalemrede.blogspot.com/2010/11/emef-migrantes-no-v-ufrgs-jovem.html - fotografias de autoria de alunos após oficina de enquadramento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares