BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Locução e Audacity (software de edição de áudio) na Escola Dolores Caldas

Na última quarta-feira, dia 22, fomos à escola para oficina de áudio e conversamos com a equipe de mídias da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Caldas Alcaraz. A Professora e os alunos/as relataram a organização planejada para que a rádio transmita programação nos recreios da manhã segundas, quartas e sextas-feiras. Nas segundas-feiras as músicas serão de todos os gêneros, com a colaboração de mais uma professora junto aos alunos. Nas quartas e sextas gêneros específicos. Por falar em mais professores participando, relataram a participação contribuindo nos "harlem shake" de professores das seguintes disciplinas: Teatro, Coral, Inglês e Filosofia. Nesta ação que visa valorizar a escola, já fizeram "harlem shake" sobre A Hora do Conto, a Biblioteca, o Projeto Mais Educação e outras estruturas da escola. No início houve alguma resistência mas está havendo uma melhor compreensão desta ação adaptada à proposta educacional. 

Ainda sobre planejamento informaram que foi tratado com a direção da escola e decidido orçamento para a compra de 15 camisetas as quais terão cor preta e impresso em branco um logotipo com um mix de microfone, TV e jornal que está sendo elaborado. Incluido no orçamento está a compra de um notebook para a rádio e verba para imprimir fotografias realizadas pela rádio divulgando ações da escola a serem postadas no mural da rádio; fotografias do Projeto Parada da Leitura, das oficinas do Escola Aberta que é um projeto iniciante e precisa de maior divulgação interna divulgando as oficinas de artesanato, esportes e danças urbanas. Relataram também a visita de alunos da EMEF Anísio Teixeira na qual ocorreu um jogo de futebol, com resultado 0 a 1. 

Este evento foi documentado e aguarda possibilidades para publicação na internet juntamente com 99 entrevistas e muitos vídeos e fotografias de eventos de 2012. Inclusive o marcante primeiro programa produzido pela rádio e o também marcante primeiro produzido pela TV. 

A seguir passamos a uma conversa sobre a voz humana enriquecida pelo aluno Derik que tem uma tia fonoaudióloga. Também uma aluna, contribui abordando que há uma diferença entre a nossa voz quando a ouvimos em um equipamento e quando a ouvimos de nós mesmos. Assim adiantavam nossa fala. Fizemos o exercício de comparar o volume do som propagado no sólido e no ar, para fazer analogia ao nosso sistema anatômico e sua influência na formação da voz. 

Quase elétricos de alegria uma parte do grupo foi executar a transmissão da rádio durante o recreio. Outras alunas participaram da oficina do editor de áudio Audacity. Com facilidade na percepção deverão apresentá-lo aos demais colegas. 

Na próxima semana retornaremos à escola para oficinar os alunos na edição de vídeo, nos reuniremos novamente na Biblioteca, com o apoio simpático da professora deste setor. Com impressionante maturidade os alunos aguardam otimistas o aprendizado para poder editar áudios e vídeos de muitas captações realizadas anteriormente. E também maturidade no aguardo da estruturação técnica para que os computadores da escola sejam disponíveis para uso.

Nos despedimos do grupo para retornar na próxima semana, registrando que enquanto a escola esteve e está sem computadores para uso do ambiente informatizado, e que não há espaço físico destinado como sede das mídias, não deixaram de produzir para o rádio o jornal e a TV. Confira imagens abaixo.

Derick Araújo Corso, T C21




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares