BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Oficina de enquadramento fotográfico para crianças de 4 a 6 anos.

Na escola Municipal de Educação Infantil Vila Nova São Carlos apresentamos o enquadramento fotográfico para duas turmas em dois momentos seguindo combinação agendada para o dia 15 deste mês. No trabalho utilizamos o datashow para realizar as fotografias no ato com objetivo de abordar o enquadramento com fotografias dos próprios alunos como fotógrafos e como fotografados. A faixa etária do conjunto é de 4 a 6 anos.

Consciência de fotógrafo - Turma Jardim B.

Iniciando o relato da proposta do Jardim B. Os alunos adoraram se ver na tela grande, curtiram muito e todos queriam fotografar.
Propomos a foto do rosto, da metade do corpo e corpo inteiro. 
Alguns alunos fotografaram seus colegas. Na conversa sobre as fotos os alunos confirmaram que fizeram três tipos de fotos.
Comentamos com eles as opções como desejo de autoria e também indicamos as fotos em que houve cortes quando não se queria cortar. 
Foi uma festa. A Professora relata que estão entusiasmados com a proposta de fotografar, e ela própria também. Ficaram felizes e agitados ao saber que lá iríamos.
A professora Rafaela Vivian conta que os alunos, em dias anteriores, em ato de simbolizar, característica da idade, estão "transformando" objetos de outros jogos como se fossem câmeras fotográfica. Usam-nos apontando para colegas que posam para estas "fotos", depois ainda mostram: "olha se ficou bem". Também disse a professora que eles estão amando a fotografia e que esta noite devem sonhar com máquina fotográfica.
Mantém em certos dias da semana o fotógrafo do dia.
Impressionante como se observa a consciência de que estão fotografando e sendo fotografados nesta turma de JB, veja as fotos abaixo.

Explorar o áudio com praticidade - Turma Jardim A.

Em momento seguinte trabalhamos a mesma proposta com o Jardim A. Nesta turma a professora não implantou a idéia de fotógrafo do dia. Indica que os alunos ainda não percebem bem a coisa fotografia. No entanto adoram cantar. 
O trabalho de enquadramento foi rápido e logo passamos ao de áudio. Neste foi o show. Adoram cantar e  em ato contínuo ouviram sua voz na caixa amplificadora. Relata a professora já ter feito esta experiência anteriormente utilizando seu celular. Cantaram e gravaram várias músicas. 
A professora Daiane Breitenbach fez várias perguntas técnicas para explorar a gravação e rodar em aula utilizando gravador ou celular, pen drive e dvd para rodar os áudios na TV que já está instalada na sala de aula, aproveitando o aumento da potência do som da TV em relação ao som do celular.

Quiosque Multimídia Kidsmart
Prof. Marlene e Monitora Vanessa Dib
No início da tarde a colega Marlene Rebelatto apresentou à Monitora Vanessa Dib o Quiosque Multimídia Kidsmart, ofertado pela IBM. Após esta apresentação conversamos sobre Educomunicação em seus pontos conceituais fundamentais. Bem recebida a idéia da professra monitora que possui bastante fluência digital.

Foi um dia muito proveitoso e gratificante.



Abaixo algumas fotografias da Turma do Jardim B

















































Abaixo algumas fotografias da Turma do Jardim A






Postagens anteriores sobre esta escola aqui e aqui.
Mais sobre esta e várias escolas infantis aqui.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares