Realizei uma apresentação da Educomunicação no Projeto AlemRede numa turma de Especialização em Ensino de História e Geografia, com a temática das mídias sociais, culturas juvenis e escola.
No comentário de uma cursista que abordou a horizontalidade aproveitei para relacionar com a proposta educomunicativa.
Ainda neste registro aproveito para associar a colocação de
um dos cursistas, para relacionar sua estratégia frente a um desafio. Propôs aos alunos a realização de um vídeo sobre circunstancias que vivem na escola. Com isso o/a aluno/a expressou-se ator-autor-protagonista de sua própria história, através da mediação de uma ferramenta de comunicação que contribuiu para vir à tona a expressão do discurso dos/as alunos/as. Ninguém conseguiria isto, a não ser o próprio aluno/a.
Esta ação causou impacto a alunos e professores e propiciou melhoria e
harmonização nas relações no interior da escola.
Profª Drª Carla Meiners |
O vídeo oportunizou aos alunos o exercício da cidadania pelo seu
protagonismo na autoria. Ao rodar na escola produziu impacto e boas emoções. Desmitificou discursos.
Com este relato também falamos em conceitos de ferramenta, processo, produto, expressão, cidadania, ecossistema comunicativo, Educomunicação.
Com este relato também falamos em conceitos de ferramenta, processo, produto, expressão, cidadania, ecossistema comunicativo, Educomunicação.
Agradecemos a Profª Carla Meiners nesta
articulação que aproxima Educomunicação e professores. Agradecemos aos cursistas pela realização das fotografias publicadas aqui. Que bom que vivemos num tempo em que a tecnologia está acessível e contribui para aflorar o diálogo, quando é esta a intencionalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares