BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

terça-feira, 25 de março de 2014

Uma noite de AlemRede na UFRGS


Por Jesualdo F. Freitas.
    Realizei uma apresentação da Educomunicação no Projeto AlemRede numa turma de Especialização em Ensino de História e Geografia, com a temática das mídias sociais, culturas juvenis e escola.
  
 No comentário de uma cursista que abordou a horizontalidade   aproveitei  para relacionar com a proposta educomunicativa.
   Ainda neste registro aproveito para associar a colocação de um dos cursistas, para relacionar sua estratégia frente a um desafio. Propôs aos alunos a realização de um vídeo sobre circunstancias que vivem na escola. Com isso o/a aluno/a expressou-se ator-autor-protagonista de sua própria história, através da mediação de uma ferramenta de comunicação que contribuiu para vir à tona a expressão do discurso dos/as alunos/as. Ninguém conseguiria isto, a não ser o próprio aluno/a.
  Esta ação causou impacto a alunos e professores e propiciou melhoria e harmonização nas relações no interior da escola.   
Profª Drª Carla Meiners
  O vídeo oportunizou aos alunos o exercício da cidadania pelo seu protagonismo na autoria. Ao rodar na escola produziu impacto e boas emoções. Desmitificou discursos.
 Com este relato também falamos em conceitos de ferramenta, processo, produto, expressão, cidadania, ecossistema comunicativo, Educomunicação.
  Agradecemos a Profª Carla Meiners nesta articulação que aproxima Educomunicação e professores. Agradecemos aos cursistas pela realização das fotografias publicadas aqui. Que bom que vivemos num tempo em que a tecnologia está acessível e contribui para aflorar o diálogo, quando é esta a intencionalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares