BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

segunda-feira, 16 de março de 2015

Alunos criam robô para captar imagem

Por Jesualdo F de Freitas e Márcio Gomes (*)


Na EMEF Anísio Teixeira fizemos uma proposta à Profª Luiza Angélica Luz(**), que consta de um cruzamento de projetos. Seria a produção dos estudantes da oficina de Robótica Pedagógica e de peças de comunicação sobre suas realizações. Os alunos devem alimentar um blog narrando processos e apresentando produtos comunicativos em diferentes tipificações, com o objetivo mais precioso de criar vídeo-aulas sobre as realizações. Acrescendo a esta experiência a escrita para sistematização das discussões e descobertas na oficina. Postada em grupo fechado no facebook, construindo o hábito de escrever com certa frequência, para potencializar a comunicação no grupo de robótica. A comunicação apoiando e viabilizando a expressão e articulação de sujeitos. Exercitando a escrita para organizar o próprio pensamento, é desvelar o mundo, a partir do mundo das produções em robótica. Conhecer o hábito de escrever como hábito de prazer. Incluindo na oficina de robótica pedagógica conceitos de educomunicação.

Na seqüência deste propósito os alunos criaram um robô para captação de imagem com capacidade de mover-se controlado por tablet. O robô foi apresentado na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre, carregando "em mãos" um livro sobre o Arduíno, que é um hardware livre. Ao trabalhar com hardware livre, os estudantes também trabalharam com software livre e utilizaram lixo eletrônico.
Os estudantes o denominaram de Robô Feirinha. O processo de construção deste robô será veiculado na Internet em uma vídeo-aula produzida pelos alunos.
Esta ação propicia o ciclo inicial de ações associando robótica e educomunicação. Conheça mais sobre o projeto de robótica da escola em http://roboticaatx.blogspot.com.br/ e confira o Robô Feirinha  aqui.

Importante a afirmação deste trabalho da Oficina Pedagógica da EMEF Anísio Teixeira e marca também o primeiro produto feito na oficina de Robótica Pedagógica em processo de propiciar produções e concepções em robótica livre, com foco pedagógico e meta-reciclagem – utilização de lixo eletrônico e digital, software livre e hardware livre.

O Robô Feirinha foi construído utilizando Placa Arduíno e  materiais reaproveitados, utilizando um módulo bluetooth que pareado com um equipamento com sistema Android (tablet ou celular) pode ser remotamente controlado.
As ações desenvolvidas no projeto Robótica Pedagógica, de forma lúdica, aproximam os alunos do desafio de criação e resolução de problemas, bem como propõem a reflexão sobre a utilização dos diferentes tipos de tecnologia de forma racional, eficiente e significativa. Veja mais.
No vídeo abaixo imagens da captação através do ângulo de visão do robô publicadas no blog da Oficina Pedagógica da Escola. 



(*) Jesualdo F. de Freitas, Prof. de História, Educomunicdor, Assessor referência do Projeto AlemRede-Mídias Escolares, Sócio da ABPEducom. e Márcio Gomes, Assessor em Robótica Pedagógica. (**) Profª Luiza Angélica Luz, Graduada em Matemática e Pós-grduada em Educação Matemática, pela PUC-RS ARDUINO - É uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa micro-controladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. BLUETOOTH - provê uma maneira de conectar e trocar informações entre dispositivos como telefones celulares, notebooks, computadores, impressoras, câmeras digitais e consoles de videogames digitais através de uma freqüência de rádio de curto alcance globalmente licenciada e segura (http://pt.wikipedia.org/wiki/Bluetooth). No caso conectou um tablet a placa de Arduíno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares