BEM-VINDO AO BLOG DO PROJETO ALUNOS EM REDE - MÍDIAS ESCOLARES

Aqui você encontrará produção de alunos de

Escolas Municipais de Porto Alegre na área da intersecção da

educação com a comunicação pelo campo da Educomunicação.
O material destas produções é utilizado para fins exclusivamente educativos

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Educomunicação na EMEF Anísio Teixeira

Na série Educomunicação no primeiro semestre SMED/PMPA, registramos o trabalho na EMEF Anísio Teixeira, onde há oficina de mídias.

Nesta escola em 2014 o cruzamento dos projetos de Robótica e Educomunicação com a professora Luiza Custódio, coordenadora do projeto de robótica, gerou a realização de um robô que transmite imagem (veja mais aqui).

Esta ação expande-se juntamente com o projeto de mídias da escola. Em março deste ano o projeto de Robótica fez uma ação conjunta com o projeto de Mídias coordenado pela Profª Elenice M. Correa.. Tal junção resultou numa interessante produção de um robô que dançava juntamente com os alunos. Ainda, a proposta cresceu e transformou-se num vídeo produzido pelos alunos de robótica e mídia, que está em fase de edição.

Ressaltamos, ainda, que no projeto de robótica houve aplicação e crescimento na prática em educomunicação iniciada em 2014. "Os novos alunos no projeto de robótica são desafiados nos conhecimentos em numeramento e letramento. Eles manifestam interesse em mídias. Então articulamos como iniciação para a robótica a construção de tripé para câmera incluindo a análise dos artefatos utilizados para a construção do mesmo", afirma a professora Luiza Custódio.

A professora percebe que os alunos teriam envolvimento imediato se associados à produção em mídia. Para tal propôs a criação de estabilizador de imagem que os alunos materializaram em garra pet.

Os alunos durante a construção viram-se diante de conteúdos como arruela (raio e diâmetro), parafuso para conectar à câmera (sulco em fração de polegadas) entre vários outros. A professora relata imersão nos conteúdos de fração, sistema de medidas e geometria. 


No decorrer deste processo coube aos alunos fazerem anotações coletivas e registro escrito a partir dos ítens do roteiro: montagem, materiais utilizados, modo de fazer, conteúdos associados aos materiais e bibliografia pesquisada. Tudo isto está sendo registrado por próprio punho dos alunos em um caderno com escrita de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares