By: Jesualdo Freitas de Freitas
Esta matéria foi feita para apresentar o Projeto ALEMREDE no Centro Universitário Metodista - IPA, na disciplina Multiculturalidade e Educação. A apresentação centraliza-se no Conceito de Educomunicação com links contendo material que foi apresentado nesta noite.
Após a fala algumas alunas da graduação comentaram sobre o vídeo "A professora também te ama" e "David, autoridade para explicar o slogan: Quem houve, melhor vê!". Outras perguntaram infantil. Foi uma conversa muito agradável e deixamos neste post material para acesso aos graduandos matriculados na disciplina.
Indicamos a mediação do adulto que leva o jovem a perceber o seu potencial e que produz a construção do espaço para o jovem expressar-se, leva-o a aprender a construir seus próprios espaços de expressão e de participação em aula e na sua vida, no período de ensino institucional e para além dele.
Esta participação vinculada à democracia e solidariedade mobiliza o aluno que nela coloca sua energia, sua força e sua riqueza, chegando a um processo vivo uma vez que percebe e desenvolve o ser, o conviver, o fazer e o conhecer.
Abaixo o registro de experiências realizadas na Rede Municipal de Educação abordadas.
Após a fala algumas alunas da graduação comentaram sobre o vídeo "A professora também te ama" e "David, autoridade para explicar o slogan: Quem houve, melhor vê!". Outras perguntaram infantil. Foi uma conversa muito agradável e deixamos neste post material para acesso aos graduandos matriculados na disciplina.
Indicamos a mediação do adulto que leva o jovem a perceber o seu potencial e que produz a construção do espaço para o jovem expressar-se, leva-o a aprender a construir seus próprios espaços de expressão e de participação em aula e na sua vida, no período de ensino institucional e para além dele.
Esta participação vinculada à democracia e solidariedade mobiliza o aluno que nela coloca sua energia, sua força e sua riqueza, chegando a um processo vivo uma vez que percebe e desenvolve o ser, o conviver, o fazer e o conhecer.
Abaixo o registro de experiências realizadas na Rede Municipal de Educação abordadas.
Parque Chico Mendes e a Rádio "A Voz do Parque" organizada pelo Sr. Jair Gonçalves, codinome Poeta. Roda programação em parceria com a Rádio DJtalD+ (leia-se:digitaldemais) da Escola Chico Mendes.
EMEF CHICO MENDES - Rede DJtalD+
Professor Jesualdo Freitas de Freitas associa sala de aula, oficina pedagógica-Cidade Escola/PME, três escolas e um parque.
Relacionamos aqui a experiências de alguns alunos neste projeto e consequências em suas vidas.
Relacionamos aqui a experiências de alguns alunos neste projeto e consequências em suas vidas.
Ex-aluna Jacqueline Cruz.
Trabalha na empresa Canon Brasil, estuda Marketing em FTEC Faculdades
Ex-aluno Diego Pereira.
Ingressou no projeto aos 12 anos, percebeu o quanto cresceu nele só após ter concluído o ensino fundamental, se descobriu conhecedora de comunicação e passou a trabalhar em programa sobre música na internet, enquanto aguardava sua maioridade legal, que a fez esperar dois anos, para maiores vôos, alterou seu emprego buscando trabalho ligado à criatividade. Embora o projeto não tenha idéia de profissionalizar seguiu área decorrente. Posteriormente trabalhou como produtora executiva, depois na área comercial de uma famosa fábrica de câmera fotográfica, na qual inclui dar aulas de fotografia à clientes. Hoje faz graduação em design, e há anos sustenta sua própria vida.
Trabalha na empresa Canon Brasil, estuda Marketing em FTEC Faculdades.
Ex-aluno Diego Pereira.
Participou do projeto de educomunicação na EMEF Victor Issler relata seu envolvimento com educação e comunicação em revelador depoimento após a cobertura de evento nacional em ação de adolescentes e jovens aqui.
Sua percepção do evento FLL Nacional
Diego Pereira, 14 anos.
Da Rádio DJtalD+
Da Escola Victor Issler
(atuou como locutor, fotógrafo e redator)
“O meu olhar sobre o evento FLL BRASILEIRO 2010 foi bem perspicaz, ao qual mesmo sem observar atento o campeonato, mas sim o que acontecia ao derredor, avaliei bem a organização, torcidas e equipe e claro, a minha equipe, rádio DjtalD+ Victor Issler.Acompanhando o
evento desde Novo Hamburgo na Universidade Feevale, me diverti e desenvolvi
pontos essenciais para qualquer entrevista, foto, vídeo e áudio. Em todos os
pontos além de ter que administrar a ansiedade, o nervosismo, me senti a vontade
para conseguir elaborar perguntas e me aproximar mais do entrevistado. Isso
tudo foi de inteira importância no Evento FLL em Novo Hamburgo, quanto
recentemente em Indaiatuba São Paulo. Creio que estes eventos ajudarão e
melhorarão a minha vida, e de outros muitos adolescentes que se interessam por
educação e comunicação. Espero levar essas experiências para vida toda e no
decorrer do caminho arrecadar muitas outras. Desde então agradeço a toda a
equipe do Alunos em Rede e por fim à SMED de Porto Alegre por essas imensas
oportunidades. Que o espírito amigável e de união seja sempre cultivado na FLL
e nos eventos por onde a Rádio passar. Muito Obrigado. (Cobertura total do
evento em http://roboviagem2010.blogspot.com.br/
).
Ex-aluno David Soares Lopes.
Participou do projeto de
educomunicação na EMEF Chico Mendes, portador de deficiência visual, esteve no
início das atividades, revelou talento como locutor, ocupou espaço destacado na
escola. Realizou cobertura em eventos nacionais e internacionais durante o
período escolar.
Postamos aqui a entrevista com a doutora em Artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A entrevistada se interessa pela trajetória de David em rádio, e a importância do softeware livre. Questionado por Ana Paula Penkala sobre softeware e deficiência visual ocorre um interessante diálogo entre formas opostas de comunicação. Comunicação visual e comunicação não-visual. Ouça aqui.
Professor do século 21: Slogan: QUEM HOUVE, MELHOR VÊ ...
Postamos aqui a entrevista com a doutora em Artes visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. A entrevistada se interessa pela trajetória de David em rádio, e a importância do softeware livre. Questionado por Ana Paula Penkala sobre softeware e deficiência visual ocorre um interessante diálogo entre formas opostas de comunicação. Comunicação visual e comunicação não-visual. Ouça aqui.
Professor do século 21: Slogan: QUEM HOUVE, MELHOR VÊ ...
EMEF DEP. VICTOR ISSLER
Prof. Altemir Oliveira
Ex-aluna: Bruna Rocha Fagundes.
No vídeo abaixo a ex-aluna, hoje
professora, narra, analisa e emociona com forte depoimento sobre a influência
do trabalho de educomunicação porque passou na escola. Faz uma importante
associação da confluência da educação e da comunicação e o fundamento da
educação. Confira.
Com papel dinâmico na rádio da escola, também líder estudantil e realizou inúmeras entrevistas.
EMEF ANÍSIO TEIXEIRA
Professora Carol Zefferino Pires
- Sala de aula componente curricular Língua Portuguesa.
Alunos e alunas dizem que após a experiência passaram a conversar e a conviver mais "todo mundo!"
EMEF MORRO DA CRUZ
Professora Jossiane Boyen Bitencour - Associa Ambiente
Informatizado e Oficina Pedagógica-Cidade Escola/PME
Blogs de alunos com seus textos:
Adote o Escritor 17 10 – Texto Maria Eduarda
Dia de ler todo dia – produção Camila
Dia de ler todo dia 01 10 – Texto Paula
Vídeo Sábado Letivo da Família – 21 05
Exposição Mario Quintana :
Cobertura do show de talentos do Instituto Murialdo
https://andreybittencourt.wordpress.com/2016/05/18/cobertura-do-show-de-talentos-do-instituto-murialdo/
Entrevistas em vídeos:
Além do material publicado aqui inclui-se na fala no IPA a descrição de ações em educomunicação realizadas no corrente ano nas Escolas (EMEF) Timbaúva e Rincão ainda sem publicação.
Além do material publicado aqui inclui-se na fala no IPA a descrição de ações em educomunicação realizadas no corrente ano nas Escolas (EMEF) Timbaúva e Rincão ainda sem publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ALEMREDE - Alunos em rede - mídias escolares